Para quem este curso é adequado?
Você pode trabalhar remotamente
Sinta-se mais confortável
Instruções passo a passo
PROGRAMA DO CURSO
✦ Teste: quais profissões combinam com você
Sistematize o conhecimento sobre si, o mercado de trabalho, as profissões e faça uma escolha profissional informada. Entenda o que fazer a seguir. E se você tiver alguma dúvida, pode esclarecê-la com o orientador profissional no chat do curso. O tempo de caminhada é de 30 a 45 minutos.
Python:
Print("Hello, World!")
Java:
class HelloWorld {
public static void main(String[ ] args) {
System.out.println("Hello, World!");
}
}
Com sua simplicidade e concisão, o Python é ideal para iniciantes. E essa linguagem tem uma comunidade grande e leal: existem muitos fóruns na Web onde você pode discutir um tópico complexo ou fazer uma pergunta a desenvolvedores experientes.
Onde o Python é usado
Em teoria, você pode escrever qualquer coisa em Python: de jogos a aplicativos móveis, de bots de bate-papo a programas de computador. Mas na maioria das vezes é usado nas seguintes áreas:
Desenvolvimento web. Aplicativos e projetos são escritos em Python, sem os quais a vida de uma pessoa moderna é impensável: são redes sociais, mercados, recursos de notícias e milhões de outros serviços.
Análise de dados. Não é à toa que Python é considerado o favorito dos cientistas. Ele suporta todas as principais bibliotecas para trabalhar com big data: gráficos complexos, visualizações, matrizes, o que for.
Programas para PC. Programas populares escritos em Python incluem o editor visual GIMP, o aplicativo gráfico Blender 3D e o cliente torrent BitTorrent.
Redes neurais. Aqui Python é o rei reconhecido. Ele é usado para treinar algoritmos de visão computacional, reconhecimento facial, sistemas de recomendação e assim por diante.
Testes. Tendo dominado o Python, você pode não apenas escrever, mas também testar o código: encontre erros nos aplicativos e torne-os mais estáveis e seguros.
Jogos. Embora não seja o uso mais popular da linguagem, scripts nela podem ser encontrados em jogos populares como Battlefield, World of Tanks e Civilization IV.
💡 Pergunta para reflexão
E que tipo de projetos você gostaria de criar: aplicativos da web, jogos, programas de desktop ou talvez bots de bate-papo com inteligência artificial?
Onde o Java é usado
E Java é uma linguagem universal, então você definitivamente encontrará em qual direção de TI aplicar suas habilidades.
Desenvolvimento web. O back-end é escrito em Java - o "cérebro" de serviços da web complexos. Aplicativos bancários de alta carga, serviços em nuvem, software de gerenciamento de logística empresarial e até mesmo servidores de jogos são executados em Java.
Internet das coisas (IoT). Java está "sob o capô" de centenas de milhares de dispositivos inteligentes: eletrodomésticos, medidores, alto-falantes, equipamentos de controle climático e muito mais. Esses dispositivos são capazes de interagir entre si, analisar a situação, ligar e desligar sem intervenção humana.
Programas para PC. Java é usado para criar programas para desenvolver e depurar outros aplicativos, análise de dados. E também - editores gráficos, aplicativos de escritório para trabalhar com documentos, software para contadores e muito mais.
Aplicativos mobile. Java tem sido a principal linguagem de programação para aplicativos Android por muito tempo. E embora Kotlin esteja substituindo-o agora, o conhecimento de Java ainda é necessário para suportar o código antigo. Além disso, depois de Java, você pode dominar o Kotlin em apenas uma semana.
💡 Java - linguagem corporativa
Java é estável e confiável como um relógio suíço. É por isso que as corporações o adoram. Os desenvolvedores Java estão procurando por bancos (Tinkoff, Sberbank, NSPK Mir), varejistas (Ozon, Auchan), telecomunicações (Beeline, MTS, MegaFon), empresas de entretenimento (Okko, VK).
Além disso, se você quiser, pode encontrar um emprego em uma empresa de terceirização que atende pedidos de diferentes clientes. Esta é uma oportunidade de trabalhar com projetos de diferentes indústrias.
O que um desenvolvedor Java precisa saber
O mais importante para começar a carreira é saber programar bem em Java, conhecer as funcionalidades da linguagem e seus pontos fortes. Também é desejável poder trabalhar com bancos de dados, pois os programas os utilizam para armazenar informações.
Se você decidir desenvolver aplicações web, terá que entender como a Internet funciona, como os programas "comunicam" entre si e dominar as ferramentas que ajudarão a agilizar seu trabalho.
"Exemplos": análise
É hora de colocar a mão na massa e executar seu primeiro código Java! Não se preocupe se algo for difícil e pouco claro - isso é normal ao tentar coisas novas.
Ao ler o código, você precisa de uma compreensão básica dos comentários no código - são linhas que o computador não usa de forma alguma, elas são necessárias apenas para os desenvolvedores esclarecerem ou revelarem o que está acontecendo no código. Isso permite que você explique o código complexo para outro leitor. No exemplo abaixo, a primeira linha explica o que a linha abaixo faz.
// cria uma variável e escreve a data de hoje nela.
LocalDate now = LocalDate.now();
Nos exemplos, os comentários ajudarão você a entender os lugares difíceis do código.
Então, você já encontrou os primeiros termos do desenvolvedor, um deles é “variável”. Pense em uma variável como um local para armazenar um valor, semelhante a X ou Y em matemática:
2*X+5 = ?
O resultado será diferente dependendo de X.
X=3
2*3+5 =11
Com um valor diferente de X, haverá um valor diferente. Assim é nos programas: podemos ter valores diferentes, mas o trabalho será feito igual. Aqui está um código Java simples. Tente ler o programa e entender o que ele faz. Mova-se de linha em linha, se necessário, traduza palavras inglesas desconhecidas por meio de um tradutor.
import java.time.LocalDate;
import java.time.Period;
class Main {
public static void main(String[] args) {
LocalDate myBirthday = LocalDate.of(1990, 2, 28);
LocalDate now = LocalDate.now();
Period myAge = Period.between(myBirthday, now);
// linha abaixo imprime o resultado no console
System.out.println(myAge.getYears());
}
É difícil e pouco claro? Não se preocupe! Agora, executaremos esse código no Replit.com, um ambiente gratuito onde você pode escrever e executar código.
Siga o link para executar o código.
Especialização em Engenharia de Testes
Na profissão, os testadores costumam ser divididos em testadores manuais e autotestadores.
O manualista encontra erros manualmente. Do lado de fora, parece que ele está fazendo tudo igual a um usuário comum: seguindo links, clicando em botões, preenchendo formulários de feedback. Mas, na verdade, o manualista verifica de forma consistente e cuidadosa a operação do produto. Em seguida, ele relata os resultados aos desenvolvedores: se houve erros ou se o programa funcionou sem falhas.
O Autotester cria e usa programas especiais que verificam sites e aplicativos automaticamente. Isso economiza tempo, pois o especialista não precisa passar por todos os cenários para testar sozinho.
A divisão em manuais e autotestadores é condicional, porque um testador experiente pode verificar os programas manualmente e automaticamente. Todo autotester começa com testes manuais, e um tecnólogo pode mudar de carreira e aprender linguagens de programação para escrever programas para testes automatizados.
Não importa como o especialista execute suas tarefas - com a ajuda de programas ou manualmente, ele conduz a equipe ao mesmo resultado. O produto funciona como deveria: abre em vários aparelhos, não trava e não dá erro.
💡 Autoreflexação
Você estaria interessado em verificar o funcionamento de programas e aplicativos?
Areas e formatos de trabalho de um Engenheiro de Testes
As principais áreas de trabalho dos testadores são o desenvolvimento de programas, aplicativos e jogos de computador. Além de empresas de TI, você pode conseguir um emprego em uma organização onde eles criam produtos de TI para suas próprias necessidades. Por exemplo, para um banco ou uma grande loja online.
Os testadores são empregados principalmente. Quem deseja mais comunicação com os colegas e uma clara separação entre tarefas e vida pessoal escolhe um escritório. Muitos que têm tudo em ordem com autodisciplina e têm um local de trabalho confortável em casa permanecem remotos. Há também um formato híbrido que combina o trabalho no escritório e em casa. Por exemplo, um especialista vai ao consultório duas vezes por semana e resolve problemas em casa por três dias.
💡 Autoreflexação
Onde você prefere passar o dia de trabalho - no escritório ou em casa?
O que mais você precisa saber
Um engenheiro de teste precisa estar atento para perceber todas as pequenas coisas no trabalho dos programas e não perder um único erro. Também é importante aprender constantemente, então o testador permanecerá em demanda no mercado e se desenvolverá na profissão.
Comunicação | ⭐⭐⭐⭐✰
Além de verificar aplicativos e sites, o especialista costuma se comunicar com colegas de seu departamento, desenvolvedores, designers e gerentes de produto.
Ritmo de trabalho | ⭐⭐⭐✰✰
Pode haver prazos quando você precisa testar o programa com urgência antes do lançamento. Mas, em geral, o ritmo de trabalho é tranquilo.
Dificuldade de login | ⭐⭐✰✰✰
Para ingressar na profissão, não é necessário conhecer linguagens de programação. É o suficiente para dominar o básico do teste manual.
Quanto ganha um engenheiro de testes
Depende de habilidades e experiência. Média:
Iniciantes: 40.000–70.000 meticais
De 1 ano a 3 anos: 70.000–150.000 meticais
mais de 3 anos: 150.000–230.000 meticais
Se um testador atualiza constantemente as habilidades, ele pode reivindicar um alto salário. Quem conhece linguagens de programação e escreve programas para teste ganha mais. E ele também assume mais responsabilidades: compõe a documentação técnica de forma independente, analisa os resultados das verificações do programa e compartilha ideias para melhorar o produto.
Areas e formatos de trabalho de um Desenvolvedor FrontEnd
Os desenvolvedores de front-end são necessários para todos os que criam sites e aplicativos. Você pode trabalhar em muitas áreas, por exemplo:
Você pode trabalhar como freelancer e escolher de forma independente quais tarefas resolver. E se você quiser trabalhar como freelancer, pode conseguir um emprego em diferentes lugares
Normalmente, os desenvolvedores front-end começam com o desenvolvimento de sites, mas se ficarem entediados, podem mudar para aplicativos ou até mesmo criar jogos. Você trabalhará com a mesma linguagem de programação e não precisará perder tempo reaprendendo.
Os desenvolvedores de front-end geralmente trabalham remotamente. É benéfico para as empresas e você pode distribuir a carga convenientemente. Normalmente, os desenvolvedores começam a fazer trabalhos freelance simples após cerca de três meses de estudo e, depois disso, encontram um emprego permanente.
Você pode trabalhar para uma empresa russa ou internacional - eles terceirizam um grande número de projetos.
💡 Autoreflexação
Onde você gostaria de trabalhar: em empresa do estado ou freelancer?
O que mais você precisa saber
O desenvolvedor front-end é um trabalho que requer perseverança e atenção. Você precisa garantir que cada caractere esteja em seu lugar - para que o código funcione corretamente. E se o erro ainda aconteceu, é importante localizá-lo e corrigi-lo.
Um frontender cria um projeto não sozinho, mas em equipe. Você verificará o código de outra pessoa, adicionará o seu próprio e solicitará correções.
Comunicação ⭐⭐⭐✰✰
O frontender se comunica com outros desenvolvedores, designers, testadores e analistas, mas não todos os dias.
Ritmo de trabalho ⭐⭐⭐✰✰
Um frontender nunca fica sem tarefas, mas também não pode trabalhar em um ritmo acelerado. É fisicamente impossível escrever código três vezes mais rápido ou reduzir o estágio de verificação.
Dificuldade de login ⭐⭐⭐✰✰
O mercado de TI é altamente competitivo entre os iniciantes, mas é possível se destacar em relação aos demais graças a um portfólio.
Quanto ganha um engenheiro de testes
Depende de habilidades e experiência. Média:
Iniciantes: 30.000–60.000 meticais
De 1 ano a 3 anos: 60.000–200.000 meticais
mais de 3 anos: 200.000+ meticais
IT é uma área onde os salários crescem proporcionalmente às habilidades. Em um ano, é realmente possível aprender a resolver problemas típicos sem a solicitação de desenvolvedores seniores. E quando você se tornar um especialista independente, sua renda dobrará.
Para descobrir quais profissões populares do futuro melhor se adequam a você, deixe seus detalhes de contato